Você está aqui: Página Inicial / Evento Plataforma São Paulo Inteligente — Desafios e Oportunidades (30/10/2018)

Evento Plataforma São Paulo Inteligente — Desafios e Oportunidades (30/10/2018)

Nesta terça-feira, 30, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), junto a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (PRODAM), organizaram o evento “Plataforma São Paulo Inteligente”, que reuniu servidores para refletir sobre os desafios e oportunidades para uma São Paulo mais inteligente e humana.

O encontro contou com mais de 100 convidados (as). Estavam presentes o especialista em Smart Cities Bill Finnerty, da Gartner – empresa de consultoria e pesquisa sobre tecnologia, Secretários e Secretárias Municipais, Presidentes de empresas municipais, Analistas de Políticas Públicas e Gestão Governamental (APPGG), Analistas de Planejamento e Desenvolvimento Organizacional de TI (APDO-TI), Auditores Fiscais de TI e Líderes de áreas de Tecnologia da Informação.

André Tomiatto, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC/SMIT), chamou ao palco para abrir o evento: o Secretário de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg, a Secretária de Desenvolvimento Econômico Aline Cardoso, o Secretário de Gestão Cesar Angel Boffa de Azevedo e o Presidente da Prodam Rogério Brecha.

A abertura teve falas sobre os benefícios de uma São Paulo mais Inteligente, “com um governo único para o cidadão único, responsivo, holístico, que toma decisões baseadas em dados e é utilizado como plataforma” (Daniel Annenberg) e, também, sobre “a importância da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia para a cidade” (Aline Cardoso).

O segundo bloco do evento foi uma palestra do especialista Bill Finnerty, que mostrou exemplos de ações de cidades inteligentes ao redor do mundo, principalmente ao que diz respeito à colaboração entre cidadão-governo e destacou os 3 pilares fundamentais para a transformação das cidades tradicionais em “smart cities”: (1) Ecossistema, (2) Colaboração e (3) Plataforma.

O terceiro bloco foi uma oficina entre os participantes, conduzida pelo Diretor de Dados e Métodos para Inovação Caio Werneck e facilitada pela equipe do (011).Lab, para discutir o tema central. A disposição do auditório foi trocada por rodas de conversa, em grupos de cinco pessoas, e resultou em uma integração entre diversos Órgãos em prol de uma cidade inteligente.

O encerramento teve a devolutiva do especialista Bill Finnerty às perguntas elaboradas pelos grupos e a fala de André Tomiatto, que destacou a importância de se reunir diferentes carreiras e perfis da Prefeitura em torno do tema, para que seja possível construir, em conjunto, um programa de cidade inteligente para São Paulo.

Os servidores foram convidados a descrever em uma palavra o evento. Confira as fotos abaixo na galeria!

1 | 7
Abertura do evento Plataforma São Paulo Inteligente com Andre Tomiatto, coordenador da SMIT/CGTIC
2 | 7
Abertura do evento Plataforma São Paulo Inteligente com o Secretário de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg
3 | 7
Secretária de Desenvolvimento Econômico Aline Cardoso
4 | 7
Secretário de Gestão Cesar Angel Boffa de Azevedo
5 | 7
Presidente da Prodam Rogério Brecha
6 | 7
Atração principal do evento, oespecialista em smart cities Bill Finnerty, explorou exemplos bem sucedidos de cidades inteligentes pelo mundo em sua fala
7 | 7
Bill Finnerty também destacou 3 pilares fundamentais para a transformação das cidades: (1) Ecossistema, (2) Colaboração e (3) Plataforma
Abertura do evento Plataforma São Paulo Inteligente com Andre Tomiatto
Abertura do evento Plataforma São Paulo Inteligente com o Secretário de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg
Secretária de Desenvolvimento Econômico Aline Cardoso
Secretário de Gestão Cesar Angel Boffa de Azevedo
Presidente da Prodam Rogério Brecha
O especialista em smart cities Bill Finnerty
O especialista em smart cities Bill Finnerty