Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 5º Fórum Técnico tratará do melhoramento das áreas de TI na Prefeitura

GOVERNANÇA

5º Fórum Técnico tratará do melhoramento das áreas de TI na Prefeitura

No dia 2 de maio de 2018, a partir das 8h30, no SENAI (Alameda Barão de Limeira, 529 — Santa Cecília, próximo ao metrô), será realizado o 5º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação, que tem como propósito aproximar os servidores das áreas de tecnologia da Prefeitura e estimulá-los a dividir conhecimentos, ferramentas, dúvidas e experiências vivenciadas no cotidiano.

Organizado pela Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), vinculada à Secretaria de Inovação e Tecnologia, o encontro permite o compartilhamento de iniciativas de sucesso na resolução de problemas comuns aos órgãos que fazem parte da Administração Municipal.

Quem colabora com a organização do evento, como Caroline dos Santos, servidora da CGTIC, reconhece que no início houve um descrédito em relação a sua relevância, mas, com o tempo, o público foi crescendo. Ela afirma que as questões levantadas pelos participantes são levadas em consideração na elaboração de projetos e que os órgãos setoriais se sentem ouvidos.

Sarah Martins é analista de planejamento e desenvolvimento, a primeira carreira de TI na Prefeitura. Ela, que participou de todas as edições, diz que o encontro é importante na integração das equipes, e destaca uma palestra no 4º Fórum com o vice-presidente de pesquisas da Gartner, uma empresa de consultoria, sobre Gestão de Aplicações.

A 5ª edição abordará os seguintes temas:

- Os cursos de capacitação técnica no SENAI. Uma apresentação das possibilidades de ensino que fazem parte do esforço para aumentar o nível de maturidade em TI e garantir a autonomia das unidades.

- O Plano Diretor Geral 2018. Será mostrada a consolidação das atividades de planejamento previstas no instrumento e se discutirão as linhas de ação a serem executadas pelos órgãos em conjunto.

- O levantamento e melhoramento das áreas de TIC, o assunto mais relevante do evento, em que se despertará uma discussão coletiva acerca da viabilização das áreas de TI e sua estruturação.

Para Wilson Lima, supervisor de planejamento e monitoramento da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia, um dos responsáveis pela escolha dos conteúdos tratados, o foco do evento é que as pessoas se envolvam nas decisões e se ajudem na solução de adversidades rotineiras, construindo, então, um aprendizado coletivo.

Além dos encontros físicos, pretende-se movimentar o Fórum Técnico na internet. A proposta é que, por meio de um fórum digital, dividido em grupos de trabalho com questões de interesse, seja possível manter ativa a discussão entre os órgãos da Prefeitura, criando um espaço de troca de informações entre os participantes.