Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Central de Interpretação de Libras facilita atendimento de pessoas com deficiência auditiva no Procon Paulistano

ACESSIBILIDADE

Central de Interpretação de Línguas

Central de Interpretação de Libras facilita atendimento de pessoas com deficiência auditiva no Procon Paulistano

Intermediação é feita por uma equipe de 21 intérpretes da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida
CIL ajuda no atendimento do Procon Paulistano

A munícipe Lais Yasunaka explica para prefeito Haddad e secretária Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência)como foi receber o atendimento no Procon Paulistano com apoio da CIL - Créditos: Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

 

Em parceria com a Central de Interpretação de Libras (CIL), o Procon Paulistano realiza atendimento acessível a pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos. A intermediação entre o cidadão e o órgão municipal de defesa do consumidor é feita por uma equipe de 21 intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), entre profissionais surdos e guias-intérpretes.

Na manhã desta segunda-feira (10), o prefeito Fernando Haddad recebeu a visita da consumidora Lais Yasunaka, que contou com a ajuda da CIL para contatar o Procon Paulistano e resolver um problema de cobrança indevida feita por uma operadora de telefonia.

“O Procon Paulistano é o único do Brasil que tem essa interação com língua de sinais. E se não tivéssemos a CIL no município de São Paulo, só o Procon, por exemplo, seria mais difícil para resolver, já que eu teria que ir pessoalmente ao órgão. Com essa parceria, fiz a reclamação pelo aplicativo da CIL e recebi a resposta por e-mail, conseguindo resolver o meu problema. A operadora cancelou as faturas que estavam sendo cobradas indevidamente”, explicou Lais.

“A evolução que o Brasil teve na inclusão é extraordinária. De uns anos para cá, houve uma conscientização de que poderíamos fazer mais e melhor. Quando eu era ministro da Educação, nós conseguimos conciliar as pessoas em torno de um projeto comum. E fizemos um grande esforço para compatibilizar as abordagens que pareciam contraditórias”, afirmou Haddad.

Inaugurada em setembro de 2015, a CIL realiza um serviço gratuito de comunicação entre pessoas com deficiência auditiva, surdos e surdocegos com o atendimento em qualquer serviço público instalado na cidade de São Paulo. Atualmente, são realizados cerca de 3.500 atendimentos por mês.

O munícipe pode solicitar os serviços da CIL de três formas:

In loco: o usuário faz um agendamento, por e-mail ou telefone, para que um intérprete ou um guia-intérprete o acompanhe pessoalmente ao local do serviço público onde ele necessita de atendimento;

- Virtual: por meio do app SMPED-CIL, instalado em um smartphone, um tablet ou um computador, qualquer pessoa poderá fazer uso de mediação da CIL para reportar uma emergência médica, falar com um serviço público ou mesmo para se comunicar de forma direta com outra pessoa que utilize Libras.

Presencial: o munícipe pode ir pessoalmente à CIL para tirar dúvidas com os intérpretes ou então para solicitar que um profissional o auxilie na compreensão de documentos ou mesmo para fazer um telefonema.


SERVIÇO:

As solicitações e agendamentos poderão ser feitos por telefone, e-mail, Whatsapp e pessoalmente.
Endereço: Rua Libero Badaró, 425, 32º andar, Centro.
Telefones: (11) 3913-4097 / 4095 / 4092
E-mail: agendamentocil@prefeitura.sp.gov.br
Whatsapp: (11) 95088-6540

 

Horário de Atendimento
Segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 20h

App SMPED-CIL: O aplicativo de acesso ao atendimento virtual já está disponível para usuários de Android e IOS (Smartphones e Tablets) e também para PCs com Windows. Para se cadastrar e saber como baixar o aplicativo, clique aqui.