Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conselho de Ciência e Tecnologia avança na formatação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

INCLUSÃO DIGITAL

Empreendedorismo

Conselho de Ciência e Tecnologia avança na formatação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Atividades devem ocorrer em todas as regiões da cidade com integração de órgãos municipais e estaduais
Conselho de Ciência e Tecnologia avança na formação da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia

Por: Secretaria Municipal de Trabalho e Empreendedorismo

 

Programada para ser realizada em outubro, a Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, em sua terceira edição, está no foco dos grupos de trabalho do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCT&I), que se reuniu no dia 6, no Instituto Florestal, zona Norte da cidade. Os conselheiros avançaram na formatação do evento, que deve ocorrer de forma integrada com diversos órgãos municipais e estaduais nas regiões da cidade, contando com apoio do Sebrae para oficinas de empreendedorismo. O evento é liderado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, tendo como tema “A Matemática está em tudo”.

Na ocasião, o secretário municipal de Trabalho e Empreendedorismo, Eliseu Gabriel, que preside o conselho, fez um balanço das atividades da SMTE, reforçando o empenho da gestão em programas como o Empreenda Fácil, que visa a redução do tempo para abertura de empresas de 128 dias para 7, além da recém-lançada plataforma Criado em Sampa, voltada a capacitação de empreendedores. “O ambiente de negócios precisa de trabalhos como esse e o nosso país é avaliado pelo Banco Mundial, com base, principalmente, em avaliações de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Com esse empenho em reduzir o prazo de abertura das empresas, certamente, teremos chances de uma melhor colocação no ranking Doing Business que hoje está na 175ª posição, entre 190 países pesquisados”, destaca.

O presidente da Agência São Paulo de Desenvolvimento (Adesampa), José Alexandre Sanches, enfatizou que junto a essas ações também está o desenvolvimento de mecanismos que aproximem os empreendedores das compras públicas, por meio de plataforma específica. “O Sebrae irá nos ajudar nesse processo de preparar o empreendedor para essa finalidade, pois muitos não possuem conhecimentos para efetivamente participar de processos licitatórios”, destaca. As compras públicas são para valores abaixo de R$ 80 mil e destinadas exclusivamente às micro, pequenas empresas e sociedades cooperativas.

O diretor geral do Instituto Florestal, Luis Alberto Bucci, destacou a importância a integração das ações entre as esferas de governo municipal e estadual, além dos diversos institutos que fazem parte do CMCT&I. “Ficamos honrados de receber a reunião do conselho municipal em nosso instituto e poder contribuir com os relevantes debates sobre a cidade”, afirma. A direção do órgão pretende articular editais de pesquisa a serem lançados durante a Semana Municipal.

Foi discutido ainda o desenvolvimento de um aplicativo como desdobramento da edição 2016 da Semana Municipal de Ciência e Tecnologia, que teve foco na Segurança Alimentar e Nutricional. Foi antecipada a tratativa com a Embrapa para o apoio técnico na iniciativa, que visa aprimorar a cadeia produtiva no segmento da agricultura na capital. Outra novidade é a iniciativa da SMTE em abrir uma nova unidade da Escola Makiguti, voltada a agroecologia com cursos técnicos, na região de Parelheiros.

A próxima reunião do CMCT&I ocorrerá na Câmara Municipal de São Paulo, no dia 24 de agosto, às 10h.