Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Conselho de Desenvolvimento Rural inicia debate para implementar projeto vencedor do Mayors Challenge

CIDADE INTELIGENTE

Ligue os Pontos

Ligue os pontos deve valorizar as políticas públicas voltadas a promover a agricultura local
Ligue os Pontos

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS) realizou na terça-feira, 4, no Mercado Municipal Paulistano, uma reunião para expor os resultados do encontro entre a sociedade civil e o poder público municipal com representantes da Bloomberg Philanthropies. A entidade é responsável pela competição Mayors Challenge, em que a Prefeitura de São Paulo foi vencedora em 2016, no México, concorrendo com 290 cidades.

O intuito é buscar iniciativas municipais ousadas que promovam o desenvolvimento urbano sustentável. Como vencedora, a capital paulista recebeu um aporte de US$ 5 milhões da Bloomberg Philanthropies para implementar o projeto apresentado, que foi o “Ligue os pontos”, que por meio de uma plataforma digital pretende potencializar as políticas públicas relacionadas à cadeia de valor da agricultura local, envolvendo produtores, distribuidores e consumidores. A ação tem o objetivo de facilitar e ampliar a distribuição do alimento produzido pela agricultura familiar até a mesa das crianças nas escolas, por exemplo.

Durante a reunião, as secretarias municipais de Trabalho e Empreendedorismo, Verde e Meio Ambiente e Urbanismo e Licenciamento discutiram quais serão os indicadores para implementação do projeto e até mesmo a realização de uma oficina entre o CMDRSS e os representantes da Bloomberg para levantarem a validarem as ações mais concretas a serem colocadas em prática nos próximos meses.

Outro foco do conselho é o Plano Municipal de Desenvolvimento Rural, que deve ter a primeira versão no início do segundo semestre deste ano. O coordenador de Segurança Alimentar e Nutricional da SMTE, Marcos Chiovetti, participou do encontro e afirmou que a questão rural é muito importante para a cidade de São Paulo. “A Secretaria está bastante empenhada nessa pauta. Colocaremos todos os esforços para construir um plano calcado nas demandas e que seja plenamente exequível”, ressalta.

registrado em: , ,