Você está aqui: Página Inicial / Notícias / De olho na ampliação do WiFi Livre na cidade, prefeitura lança PPMI

INCLUSÃO DIGITAL

WiFi Livre SP

De olho na ampliação do WiFi Livre na cidade, prefeitura lança PPMI

Consultas mais estruturadas junto ao mercado e a sociedade deverão servir de base para a construção do projeto de expansão do serviço
WiFi Livre SP

Créditos: SECOM

A Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias de Inovação e Tecnologia e Desestatização e Parcerias, lança nesta terça feira (18/07) Procedimento Preliminar de Manifestação de Interesse (PPMI) com o objetivo de elaborar o projeto de ampliação do número de pontos de WiFi Livre, atualmente disponível em 120 localidades públicas.

Prevista no Plano de Metas, a iniciativa pretende estimular a ocupação dos espaços públicos da cidade e assim contribuir para a democratização do acesso à informação.

A opção pelo PPMI leva em conta a possibilidade de consultas mais estruturadas junto ao mercado e a sociedade, como a incorporação de melhores práticas (benchmarking) adotadas por outras cidades e políticas de privacidade, guarda e uso de dados pessoais, na construção de um modelo de negócio que garanta qualidade de serviço e sustentabilidade financeira, assegurando a sua perenidade.

Para Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, é fundamental contemplar as aspirações manifestadas pela sociedade civil na elaboração do desenho do novo projeto, de modo que a alinhar o interesse público com a participação da iniciativa privada. “É preciso pensar em alternativas de financiamento do serviço, de forma a garantir sua continuidade e ampliação”, enfatiza o secretário.

Em paralelo à consulta do PPMI, a secretaria analisa a viabilidade de firmar cooperação técnica com instituição acadêmica para a realização de estudo de valoração econômica do novo projeto, com base nas receitas de mídia digital e outras fontes. A ideia é que esse estudo produza também relatórios de pesquisa básica e aplicada, bem como pareceres técnicos sobre o modelo de negócio a ser adotado.

A PPMI tem prazo de 30 dias para o recebimento de subsídios e duração prevista de 50 dias no total, levando em consideração o período de análise da Comissão de Avaliação. Após isso, será preparado um edital de licitação, a ser publicado em setembro. A previsão é que até o final do ano sejam definidas as empresas que operarão as novas localidades com o serviço de WiFi.

O Termo de Referência e os demais documentos referentes ao PPMI a respeito da expansão da rede de Wi-Fi Livre na cidade estão disponíveis aqui: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/desestatizacao/projetos/expansao_wifi_sp/index.php?p=237712