Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Dronepol

SERVIÇOS

Segurança

Dronepol

Em uma iniciativa pioneira, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana apresenta um projeto com a utilização de drones para auxiliar na segurança da cidade
Dronepol

Créditos: Leon Rodrigues/SECOM

 

A segurança tem um papel importante no campo político, social e econômico de toda sociedade. A criminalidade, além de despertar medo e insegurança, está associada à falta de confiança. Visando construir uma cidade mais linda e mais segura, a Secretaria Municipal de Segurança Urbana vem desenvolvendo junto à Prefeitura de SP uma série de programas que têm o objetivo de combater o crime em todas as suas faces. Como sempre diz o Secretário José Roberto Rodrigues de Oliveira “Queremos dificultar a prática do crime”.

Dentre várias atividades desenvolvidas pelo Secretário, junto com sua equipe de alta competência, um dos destaques é o programa Dronepol, que, por meio de doação de drones, a Defesa Civil e a Guarda Civil Metropolitana já estão utilizando os equipamentos para monitorar de áreas de risco e vigilância em parques municipais. A ação tecnológica consegue capturar imagens difíceis de obter por via terrestre e assim avaliar áreas de risco. Os drones já estão sendo utilizados para acompanhar manifestações, ações na Cracolândia, ajudam no monitoramento de áreas de proteção ambiental e em todas as situações ou ocorrências que forem necessárias.

Seguindo os procedimentos legais, um dos itens necessários para que os drones possam fazer a vigilância da cidade é a realização do curso de piloto RPA, que garante ao agente a licença para conduzir e pilotar um drone. Portanto, agentes da GCM e da Defesa Civil realizaram o curso no agrupamento aéreo da policia militar e se tornaram aptos para manuseio e controle dos drones, realizado de forma adequada e segura. “Os equipamentos, que já estão em uso, contarão com um cronograma de atividades”, explica o Cel. Peixoto, que atuou no Grupamento de Radiopatrulha Aérea da PM e é um dos integrantes e responsáveis pelo Dronepol.

Durante visita oficial à China, o prefeito de São Paulo, João Doria, conseguiu a doação de mais dois drones. A medida inédita adotada na gestão pública em São Paulo é, sem dúvida, a prova de que a tecnologia e segurança são soluções inovadoras e promissoras para a nossa cidade e resgata a confiança da população.