Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Empreenda Fácil é destaque em evento do Doing Business 2020 por seu impacto nacional no relatório anual

DOING BUSINESS

O programa Empreenda Fácil foi essencial para que o país subisse no ranking do Doing Business 2019 e levou a prefeitura da cidade a receber convite para ser referência na próxima edição do relatório

De acordo com o relatório “Doing Business 2019: Treinar para Implementar Reformas”, divulgado em novembro de 2018, o Brasil empreendeu um número recorde de reformas no ambiente de negócios nos últimos dois anos, ajudando a criar empregos, atrair investimentos e tornar a economia do país mais competitiva. O país subiu 16 posições no ranking global de facilidade de se fazer negócios, chegando à 109ª posição, por ser o país que mais mudou processos entre todas as economias da América Latina e Caribe em 2017.

Para alcançar tal melhoria, o país passou por quatro reformas: a facilitação da abertura de empresas, o aumento da confiabilidade na distribuição de energia elétrica, a facilitação da obtenção de crédito e a simplificação das negociações internacionais. Essas reformas representam o maior número de transformações feitas pelo país em um único ano desde que o Doing Business começou a ser publicado, há 16 anos, e em todas essas áreas de melhoria a cidade de São Paulo e seus projetos foram fundamentais.

Uma das reformas de maior impacto foi a facilitação da abertura de empresas, com o lançamento de um novo sistema online de registro de empresas, licenciamento e notificações de emprego. A adoção do sistema reduziu drasticamente o tempo necessário para registrar uma nova empresa, processo que em 2017 demorava 82 dias, para apenas 20 dias a nível nacional. Esforço que  ajudou a baixar a média nacional foi o projeto da Prefeitura de São Paulo, Empreenda Fácil, que reduziu o tempo de abertura de empresas de baixo risco (80% da atividade econômica da cidade) de mais de 100 dias para 5 dias.

Com esse reconhecimento e visibilidade a Prefeitura de São Paulo foi convidada a participar, nesta terça-feira (26/02/2019), do evento “Melhoria do Ambiente de Negócios Doing Business 2020”, no Salão Anchieta do Palácio dos Bandeirantes, na Zona Sul, para apresentar o programa Empreenda Fácil.

“Este reconhecimento confere à cidade visibilidade internacional e valoriza nossos esforços para modernizar São Paulo, atraindo capital empreendedor”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

Por meio do procedimento do Empreenda Fácil, o empreendedor realiza as três etapas do processo de abertura de uma empresa: análise de viabilidade, registros municipal, estadual e federal e licenciamento municipal (quando necessário). Isso só é possível porque o processo passou a ser autodeclaratório, e as informações são checadas posteriormente por meio de fiscalizações automatizadas e integradas, que propiciam a redução de eventuais fraudes e irregularidades existentes.

Mais informações sobre o Empreenda Fácil em empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br

Fonte da notícia e mais informações em World Bank Group