Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fluxo do orçamento entra em discussão no 6º FTTIC

GOVERNANÇA

Fluxo do orçamento entra em discussão no 6º FTTIC

A 6ª edição do Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação foi realizada na manhã de 4 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Gestão do Edifício Jóquei Club, na Rua Boa Vista n° 280. O assunto tratado foi orçamento.

O evento começou com uma confraternização acompanhada de coffee. Os 102 convidados que compareceram puderam dialogar com pessoas de outros órgãos e ampliar suas redes de contatos.

Coffee

O coordenador geral de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC) André Tomiatto efetuou a abertura ressaltando a importância do programa de capacitação empreendido pela Secretaria. Disse também que já é possível observar uma evolução das unidades de Tecnologia da Informação na escala de maturidade técnica e estratégica, o que garante autonomia.

André Tomiatto

Depois, Luiz Kobayashi, assessor técnico da Secretaria de Inovação e Tecnologia, forneceu um panorama de como funciona o orçamento na Prefeitura de São Paulo e sua relação com a área de TI.

Apresentou a Lei Orçamentária Anual (LOA), explicando que as negociações acontecem no meio do ano e que a discussão é concluída na primeira quinzena de agosto. Consequentemente, o pleito de verba se dá neste momento.

Kobayashi

Esclareceu o que é a dotação orçamentária por meio de um estudo de caso divertido, estabelecendo um paralelo com uma reserva de hotel, para transpor o conteúdo para a realidade dos servidores. Posteriormente, comunicou como os setores de TI se inserem na dotação.

Slide

O entendimento, mesmo que superficialmente, do orçamento é essencial na requisição de recursos. Ou seja, ter argumentos para, assim, concretizar um planejamento que embasa a estimativa de custos, não o contrário.

O público complementou a exposição fazendo comentários e compartilhando informações.

Plateia

Mais adiante, Douglas Peixoto, líder de TI da Prefeitura Regional de Pirituba/Jaraguá, informou como pode ser feita a movimentação orçamentária nos órgãos setoriais, através da PMO.

Douglas Peixoto

Eduardo Barbosa, da CGTIC, fez a divulgação do Grupo de Trabalho que está sendo montado para discutir a situação nas áreas e para que melhorias sejam propostas (se você tiver interesse em participar, entre em contato pelo email tecnologia@prefeitura.sp.gov.br).

Eduardo Barbosa

A programação se encerrou com Fabiano Martins, da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Municipal (SUPOM), que explicou como ocorre a liberação de verbas após a discussão na Junta Orçamentário-Financeira (JOF), com base no cálculo da arrecadação para aquele ano.

Fabiano Martins

“É por meio do orçamento que o governo consegue mudar a vida das pessoas” - Fabiano Martins (SUPOM)

Para Fillipi Chaves Ramos, representante da Prefeitura Regional de Sapopemba, o Fórum foi proveitoso porque não se trabalha muito com orçamento no campo de TI e ele pôde aprender bastante sobre o assunto. “Vai dar para dialogar com o pessoal de CAF e agora vou conseguir entender o que eles passam lá”, afirmou.

Rejane Florência, CAF da M'Boi Mirim, que participou pela primeira vez do encontro, pensa que o conhecimento fornecido é o básico que o servidor precisa saber sobre a temática. Também destaca que as informações estavam bem de acordo com o que ela vivencia em seu dia a dia.

Acesse os detalhes sobre o conteúdo do evento no fórum digital: http://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/6-fttic-04-07-2018-relato/385