Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Fórum Técnico discute a reestruturação das áreas de TI

GOVERNANÇA

Fórum Técnico discute a reestruturação das áreas de TI

  O SENAI da Alameda Barão de Limeira acomodou, em 2 de maio a partir das 9h, o 5º Fórum Técnico de Tecnologia da Informação e Comunicação. O evento, que é um dos instrumentos da Nova Política de Governança de TI, aproximou os servidores das áreas de tecnologia da Prefeitura e promoveu trocas de conhecimento e experiência.

  A organização é do ramo de governança da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), vinculada à Secretaria de Inovação e Tecnologia (SMIT).

  O encontro, de ocorrência bimestral, desta vez teve um público de 86 pessoas, que procedem da maioria das Secretarias existentes. Inclusive, oito órgãos participaram pela primeira vez. 

Daniel Annenberg no 5ºFFTIC

  No início, o secretário municipal de Inovação e Tecnologia Daniel Annenberg realizou um discurso de recepção no qual ressaltou a importância de um trabalho mais integrado das áreas de TI.

  Foram apresentadas as ações de capacitação técnica oferecidas no SENAI. Serão quatro cursos de informática e gestão que fazem parte do esforço para aumentar o nível de maturidade técnica e estratégica nas unidades. Entre os conteúdos, estão a manutenção de hardware, o cabeamento estruturado e a visão geral de ITIL V3, um guia de referência com as melhores práticas em operação e gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.

Tales apresentando o curso de ITIL

  Posteriormente, os presentes foram levados para conhecer a infraestrutura do prédio, um passeio pelas instalações onde será realizada a capacitação. 

Salas de capacitação do SENAI 

  A segunda parte ocorreu no auditório. Cada participante recebeu um brinde do SENAI. Foram discutidos os critérios de seleção para a participação nos cursos, como serão estruturadas as aulas, que começam no dia 5 de junho, e pediu-se comprometimento dos inscritos.

  Mais adiante, Wilson Lima, supervisor de planejamento e monitoramento da SMIT/CGTIC, apresentou os resultados do Plano Diretor Setorial de Tecnologia da Informação e Comunicação (PDSTIC) de 2018. O documento é significativo porque se um órgão não tem seu Plano aprovado não é permitido fazer a aquisição de bens e serviços de TI, já que ele ajuda na organização.

 Wilson Lima apresentando o PDSTIC

  Fernando Barbosa, da equipe de monitoramento da CGTIC, abordou como está sendo feito o melhoramento das áreas, através dos passos: planejamento, execução, checagem e ajuste. Houve forte envolvimento do público no sentido de transpor o conteúdo para a situação de suas unidades, mostrando como o espaço tem sido aproveitado na integração e compartilhamento de informações das várias realidades da Prefeitura.

Fernando apresentando o cronograma do PETIC

  Finalmente, integrantes de diferentes Prefeituras Regionais foram à frente para expor o Grupo de Trabalho criado para fundamentar uma proposta de estruturação das áreas de TI. Despertou-se uma discussão acerca do modelo ideal do setor, ao que a associação tem buscado uma posição mais estratégica na administração pública.

 Pergunta

  Marcelo Rosa Davila, da Prefeitura Regional de Cidade Tiradentes, aponta que a política pública está dando “um salto gigantesco” para que o governo assuma um papel estratégico em TI e que isso acabará por beneficiar o cidadão. Ele sente que o Grupo está no caminho certo.

GT das setoriais

  O trabalho foi executado em parceria com a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT), que se disponibilizou a apoiar as demais áreas.

  Pedro Costa, coordenador da subdivisão de governança da CGTIC, encerrou o Fórum falando da necessidade de se valorizar os servidores que se ocupam da tecnologia na Prefeitura de São Paulo.

  Gerson Sanchez, um representante da Prefeitura Regional do Itaim Paulista, destaca seu interesse pelo evento que mostrou para ele que é possível resolver os problemas. Porém, é preciso que as outras áreas estejam cientes das discussões de TI.

  

Para mais detalhes sobre o conteúdo do evento, acesse o fórum digitalhttp://forum.govit.prefeitura.sp.gov.br/t/5-forum-tecnico-02-05-2018-relato/364

 

 

Por: Isabella Galante