Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Labprodam: Laboratório de Inovação Tecnológica da Prefeitura

LAB PRODAM

Inovação

Labprodam: Laboratório de Inovação Tecnológica da Prefeitura

Laboratórios de Inovação no Governo
Logo do Lab Prodam

 

Desde 2013, a São Paulo Aberta abriu caminhos e criou espaços, como o CIGA-SP, para reflexão e aprimoramento das iniciativas de governo aberto na Prefeitura. Com esse movimento, a São Paulo Aberta incentivou e embasou o conjunto de esforços para desenvolver um laboratório de inovação tecnológica dentro da Prefeitura. O LabProdam é a primeira estrutura da Prodam (Empresa Pública de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo) que busca fomentar o avanço tecnológico, incentivar o surgimento de novas ferramentas e tecnologias e propiciar um ambiente de encontro entre pessoas inovadoras e que tenham interesse em promover avanços tecnológicos e digitais concretos no setor público.

Desta forma, o laboratório vem se consolidando como um espaço de experimentações e inovações tecnológicas que tem o objetivo de desenvolver ferramentas voltadas à melhoria da vida do cidadão e do funcionário público municipal

Projetos desenvolvidos pelo LabProdam:


Contador de Ciclistas

Foi no LabProdam que a Prefeitura desenvolveu o contador de ciclistas. Por meio de processos inovadores, São Paulo foi pioneira em desenvolver uma ferramenta fundamental na avaliação da política pública cicloviária da cidade e coloca a capital paulista no caminho do desenvolvimento de tecnologias avançadas, como o processamento de imagens – que é acapacidade de transformar imagens em dados.


Game: LabNaVia integrado ao Sistema de Mapas Culturais

Jogo desenvolvido no LabProdam com o objetivo de estimular o uso da ciclovia, incentivar uma vida saudável e a educação no trânsito. O jogo é integrado ao Sistema de Mapas Culturais da SPCultura. Isso possibilita que o usuário, à medida que utilize o game, seja informado em tempo real sobre os equipamentos culturais ao redor (com horário de funcionamento, telefone e outras informações).


LabDiário

A política de governo aberto da gestão prevê o uso de ferramentas avançadas também internamente para agilizar o serviço público. O LabDiário permite que servidores ganhem tempo em consulta ao Diário Oficial. A ferramenta permite criar regras de consultas, organizar os resultados e recebê-los por email, poupando tempo dos servidores.


Portal da São Paulo Aberta

O novo Portal da São Paulo Aberta, desenvolvido em linguagem Python, permite um novo rol de possibilidades de desenvolvimento e que inclusive está sendo utilizada como a linguagem padrão para o desenvolvimento do novo Portal da Prefeitura de São Paulo.


A São Paulo que a gente quer é inovadora, transparente íntegra e participativa

O LabProdam não é uma iniciativa isolada de inovação tecnológica. Ele faz parte de um conjunto de medidas adotadas pela gestão que visam desenvolver tecnologia cidadã para fortalecer a transparência, a participação (presencial e digital) e a integridade pública. Desde o início da gestão, várias ferramentas e inovações vêm sendo desenvolvidas para facilitar a vida do cidadão como o projeto Wi-Fi Livre, aplicativos de finanças, Gestão Urbana, Operação Verão, a plataforma do Programa de Metas, o mapa do Busca Saúde, entre outras (confira).

 

Foto 1 – equipe CGM no LABProdam

Foto 2 – equipe Labprodam

Foto 3 - Experimentações do LabProdam — Processamento de imagem

Foto 4 - Experimentações do LabProdam — Processamento de imagem

Foto 5 - Experimentações do LabProdam — Processamento de imagem
 

Fonte e Créditos de imagem: São Paulo Aberta

registrado em: ,