Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Lançada Nova Política de Governança de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo

GOVERNANÇA

Lançada Nova Política de Governança de Tecnologia da Prefeitura de São Paulo

Novo modelo de Governança visa aumento da maturidade, capacitação e inovação
Lançada a Nova Política de Governança de tecnologia da Prefeitura de São Paulo

Crédito: Assessoria de Comunicação / SMIT

Foi lançada, em 15 de maio, na Praça das Artes, a Nova Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação. Com base no Decreto Municipal nº 57.653, de 7 de abril de 2017, que prevê a adoção de um novo modelo de Governança, o evento reuniu mais de 150 gestores públicos das áreas de tecnologia da informação, além dos secretários de Inovação e Tecnologia (SMIT), Daniel Annenberg e de Gestão, Paulo Uebel, do presidente da Prodam, Rogério Brecha, e do Coordenador de Gestão de Tecnologia, André Tomiatto. Trata-se de uma das primeiras iniciativas estruturais da gestão no que se refere à evolução tecnológica e um passo importante para que se caminhe em direção a um Governo Digital.

Orientações, regras, normas e boas práticas que deverão ser adotadas pelos profissionais de tecnologia para que os projetos sejam mais eficientes foram apresentadas pelas autoridades e pelos gestores da Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), vinculada à SMIT. A Nova Política, feita com a participação de todos os órgãos e entidades da Administração, visa implantar um novo modelo de governança que promova internamente o aumento da maturidade, capacitação e inovação. As principais diretrizes são descentralização (maior liberdade aos órgãos nas ações de tecnologia), transparência e participação social (para aproximar mais a sociedade às decisões da Administração Pública), planejamento (elaborar ações de tecnologia mais eficazes e estruturadas) e inovação (para explorar o potencial de criação dos recursos humanos).

Uma palestra sobre o tema foi ministrada por Cassio Dreyfuss, vice-presidente de pesquisa do Gartner Group, a maior e mais presente empresa mundial em aconselhamento imparcial em tecnologia da informação, que é contratada da Prefeitura e dá suporte às decisões da Administração Municipal.

“Esse é um momento histórico. O município vem criando mudanças estratégicas, o que gera um novo contexto de tecnologia para a cidade”, comentou Rogério Brecha.

Para o Secretário Daniel Annenberg, as novas orientações irão agregar mais eficiência e agilidade aos processos com foco no atendimento de excelência ao cidadão. “O uso correto da tecnologia é o melhor instrumento para a desburocratização, simplificação e maior eficiência da máquina pública com o objetivo de se ter mais qualidade no atendimento à população”.

Também estiveram presentes os secretários de Justiça, Anderson Pomini, da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato, de Mobilidade e Transportes, Sergio Avelleda e do Verde e Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

Baixe aqui e conheça o guia para a Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Confira também as apresentações de André Tomiatto, Coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação sobre a Nova Política de Governança da Prefeitura e a de Cássio Dreyfuss, VP de Pesquisas da Gartner Group sobre o que é governança e como inseri-la no universo da tecnologia.