Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Novas Orientações Técnicas são aprovadas pelo Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação

GOVERNANÇA

Orientações Técnicas

Novas Orientações Técnicas são aprovadas pelo Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação

Os documentos têm como objetivo orientar os servidores sobre boas práticas e disseminar conhecimento em Tecnologia de Informação.

Orientações técnicas: o que é importante saberAs Orientações Técnicas são instrumentos de governança previstos pelo Decreto Municipal 57.653, de 07 de abril de 2017, o qual define a Política Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação. Estas visam auxiliar os órgãos do Sistema Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (SMTIC) na implantação de soluções de tecnologia da informação e comunicação a fim de facilitar a convergência e o estabelecimento de padrões técnicos na Administração Pública Municipal, bem como consolidar práticas e ações aderentes à Politica Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (PMGTIC).

Fazem parte do de cada orientação técnica conteúdo normativo enunciado como recomendações, que estabelece padrões técnicos a serem seguidos, e também conteúdo de caráter não vinculante enunciado como sugestões, que visa orientar e estimular boas práticas e soluções em Tecnologia da Informação e Comunicação.

Atualmente, 10 (dez) Orientações Técnicas já estão aprovadas pelo Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (CMTIC) (confira os resumos publicados no dia 02 de março de 2018 no Diário oficial da Cidade de São Paulo). Para maiores informações, acesse a norma completa e a sua respectiva one page (pequeno resumo da norma que visa auxiliar o entendimento rápido), clicando nos links a seguir. Lembrando sempre que o Fórum GovIT é o espaço para se sanar dúvidas gerais acerca dos temas.


ORIENTAÇÕES TÉCNICAS

Orientação Técnica 001Dos Ativos Microinformática no Âmbito da Administração Pública Municipal visa orientar a respeito da forma adequada de aquisição de ativos de microinformática abordando em seu conteúdo o ciclo de vida dos equipamentos, quando se deve comprar ou alugar, procedimentos para doação, análise de economicidade, definição de perfis de usuários conforme a utilização, conserto ou substituição e gestão de equipamentos.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 002 – Interconectividade de Redes fornece informações para que se possa avaliar qual a tecnologia mais adequada para implantar a interconectividade no Órgão Setorial, bem como o modelo mais adequado de contratação, em consonância com os requisitos de negócio e a viabilidade técnica de modo que garanta a segurança para a conexão física e lógica e possibilite o tráfego controlado de dados entre redes. Em seu conteúdo constam informações a respeito dos tipos de tecnologias de interconectividade, requisitos gerais, diferentes classificações de conexão entre sites, autenticação de usuários e serviços, segurança da informação, recomendações sobre redes Wi-Fi e Iot e plano de respostas a incidentes.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 003 - Serviços de Impressão e Digitalização (Outsourcing) busca padronizar procedimentos no tocante a contratação de serviços de impressão e digitalização no formato Outsourcing orientando o servidor apara que este esteja apto a realizar levantamento de demanda e estimar o serviço a ser contratado, informa também a respeito dos requisitos técnicos de equipamentos, software de gerenciamento e bilhetagem e fornecimento de papel.

Texto completo Resumo One Page Anexo II Anexo III Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 004 – Inventário de Ativos e Licenças de Software apresenta a definição de um ativo segundo a Prefeitura do Município de São Paulo, e trata da gestão de ativos de tecnologia da informação a partir do uso de inventários de ativos físicos de TI, apresentando orientações sobre depreciação, Sistema de Bens Patrimoniais Móveis (SBPM), periodicidade, controle de garantia e empréstimos de equipamentos. Trata também sobre inventários de licenças de software abordando recomendações e sugestões a respeito da regularização de licenças em seus formatos On premise e SaaS.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 005 – Padrões de Rede Interna estabelece diretrizes técnicas de padronização e uso de boas práticas de instalação e operação de cabeamento para rede de computadores, hubs, switches, roteadores, equipamentos de comunicação de dados e estações de trabalho conectadas em rede sob o aspecto de organização, gestão, segurança da informação e manutenção. Para tanto, o documento traz informações como tipos de topologia de rede, equipamentos de rede e meio de acesso sem fio (wireless).

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 006 – Links de Conectividade Internet busca orientar a respeito de tecnologias físicas de acesso como fibra óptica, cabeamento metálico e cabeamento sem fio, bem como o dimensionamento de links de internet adequado a quantidade de usuários e aplicações e a estimativa de banda a partir de perfis de usuários.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 007 – Backup e Armazenamento de Dados faz considerações a definições gerais sobre cópia de segurança de dados e pretende estimular a implantação de políticas de Backup nos Órgãos Setoriais. Para tanto, o texto traz recomendações e sugestões a respeito de locais de armazenamento, formas e tipos de Backup, testes, retenção e restauração da cópia de segurança e define diretrizes de Backup para Data Centers próprios. Vale ressaltar que não é objetivo deste documento o uso de armazenamento de dados em mídias físicas que não se relacionem diretamente com a Tecnologia da Informação e Comunicação como papel, microfilme e tab-jacks por exemplo.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 008 – Acessibilidade Digital na Administração Municipal aborda as principais situações vividas por usuários com deficiência, e tem a finalidade de definir diretrizes de forma a suprimir obstáculos no acesso internet para pessoas com deficiência, trazendo tópicos que informam a respeito de como se cria um site acessível, enunciam algumas sugestões sobre práticas de desenvolvimento de portais e recomendações para a manutenção da acessibilidade como um processo contínuo na administração municipal. Traz também uma lista de critérios para a verificação da acessibilidade Web como anexo.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 009 – Da Aquisição de Serviços de Computação em Nuvem tem como objetivo apresentar boas práticas em contratação e uso de serviços de computação em nuvem no âmbito da administração direta da Prefeitura do Município de São Paulo através de definições gerais a respeito dos benefícios do uso desse serviço. O documento também orienta sobre como se preparar para adotar um serviço de nuvem através de análise previa, traçando um plano de adoção do serviço, bem como apresentando uma análise de riscos envolvidos. Informa sobre opções de serviços considerando fornecedores e precificação. Por fim aborda a elaboração do edital de termo de referência para a contratação do Fornecedor de Nuvem, trazendo recomendações e sugestões a respeito de Cláusulas Críticas.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade

 

Orientação Técnica 010 – Critérios Gerais de Gestão de Aplicações visa orientar os servidores definindo diretrizes na gestão de aplicações contendo inicialmente disposições gerais a respeito dos modelos de aquisição de uma aplicação e o benefício de cada modalidade seja contratação, aluguel, adoção ou desenvolvimento. Define então a racionalização e consolidação de uma ou mais aplicações considerando o valor no negócio, a eficiência e a segurança tecnológicas com a finalidade de padronizar o processo de adoção de uma aplicação.

Texto completo Resumo One Page Resumo Diário Oficial da Cidade