Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitura amplia vagas para curso de Processo Eletrônico

CAPACITAÇÃO

Processo Eletrônico

Prefeitura amplia vagas para curso de Processo Eletrônico

Sistema eliminará a utilização de papel na tramitação de processos e documentos administrativos, facilitando ações de servidores e munícipes. Para atender à crescente demanda, em abril o número de vagas será ampliado

A Prefeitura de São Paulo abriu inscrições para o curso de capacitação do servidor público municipal no Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Trata-se de um sistema eletrônico que eliminará a utilização de papel na tramitação de processos e documentos administrativos autuados pelos órgãos municipais.

A capacitação facilitará p desempenho de ações tanto dos servidores, quanto dos munícipes. Para atender à crescente demanda, em abril o número de vagas será ampliado de 40 para 80 por dia.

Realizado pela Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (Emasp), o curso tem duração de oito horas (das 8h às 17h) e é direcionado aos servidores de todas as carreiras da administração direta e indireta, em especial aos envolvidos diretamente na autuação de processos, elaboração e assinatura de documentos, movimentação de orçamento, organização de despachos, assessorias jurídica, treinamento /desenvolvimento, coordenação ou supervisão de administração e finanças e assessoria de informática.

O objetivo do curso é que ao final o aluno tenha conhecimentos necessários sobre gestão de processos administrativos e documentos eletrônicos nos processos como:

- Criação de novos processos e documentos

- Inclusão de documentos externos

- Assinaturas dos documentos

- Envio e recebimento

- Controle de acesso

- Controle no andamento em tempo real

Para se inscrever, basta procurar a área de recursos humanos da sua unidade.De modo geral, os servidores que participaram do treinamento não têm enfrentado dificuldades para autuar os processos eletronicamente e as dúvidas pontuais têm sido esclarecidas pelo setor de suporte do SEI, através do e-mail seisuporte@prefeitura.sp.gov.br e dos telefones 3396-7077 e 3396-7082.

SEI

O Sistema Eletrônico de Informações (SEI), desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4a Região (TRF4), é um sistema de gestão de processos e documentos eletrônicos, com práticas inovadoras de trabalho. Uma das suas principais características é a libertação do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real. Até o final de fevereiro, mais de 1.800 servidores participaram da capacitação para a utilização.

A cidade de São Paulo é a primeira capital do país a adotar o processo eletrônico para a tramitação de documentos. Somente em 2014, foram gerados pela administração municipal mais de 280 mil processos administrativos e quase 1,5 milhões de documentos, todos eles em papel. Em geral, cada processo passa por vários órgãos, responsáveis por análises, cálculos e outras providências. Com isso, o tempo médio de tramitação tem sido de dois anos.

Além de gerar uma economia anual de cerca de 35 milhões de folhas de papel – cuja produção demanda a derrubada de 3,5 mil árvores e 350 milhões de litros de água –, o processo eletrônico permitirá que o mesmo processo seja enviado simultaneamente para todos os órgãos e servidores envolvidos.

No Tribunal Regional Federal da 4ª Região, responsável pelo desenvolvimento do sistema, a implementação do processo eletrônico permitiu redução de 80% no tempo de tramitação. Na Prefeitura, o sistema poderá reduzir o tempo médio de dois anos para menos de 5 meses.

Outro aspecto fundamental do novo sistema é a segurança. Com o fim do papel, elimina-se a possibilidade de perda de documentos – desde 1980, cerca de 30 mil processos foram classificados como extraviados – decorrente de falhas operacionais ou de fraudes.

Além disso, o processo eletrônico ampliará a transparência da administração e facilitará o controle social: todos os processos e documentos públicos gerados pelos órgãos municipais estarão disponíveis para consulta na internet.

SEI na praça de atendimento da Secretaria de Finanças

Desde o dia 3 de fevereiro a Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento econômico (SF) deu início à autuação eletrônica de processos em sua Praça de Atendimento. São autuados pelo SEI todos os processos administrativos referentes a recursos de autos de infração do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS), Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) e Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA) e processos relacionados à impugnação de autos de infração.

Em março, começaram a ser autuados eletronicamente os processos relacionados à fiscalização do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza – ISS, Taxa de Fiscalização de Estabelecimentos (TFE) e Taxa de Fiscalização de Anúncios (TFA).