Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitura de São Paulo apresenta novidades na 12ª edição da Campus Party Brasil

EVENTOS

CAMPUS PARTY

Prefeitura de São Paulo apresenta novidades na 12ª edição da Campus Party Brasil

The Big Hackathon de serviços públicos, diversidade no palco principal e transformação digital para uma Cidade Inteligente são temas da Prefeitura, no espaço aberto.
CAMPUS PARTY

 A Prefeitura de São Paulo oferece mais de 20 atividades gratuitas no maior evento de experiência tecnológica do mundo, a Campus Party Brasil. Realizada entre 12 e 17 de fevereiro, no Expo Center Norte, a 12ª edição do evento conta com cerca de mil horas de programação e mais de 900 palestrantes.

Dez secretarias municipais estão envolvidas na articulação de temas, palestras, debates e workshops, com o objetivo de fomentar e aprimorar a transformação digital para uma Cidade Inteligente, com inclusão digital e democratização do acesso.

As secretarias de Inovação e Tecnologia; Educação; Saúde; Comunicação; Assistência Social e Desenvolvimento; Governo; Direitos Humanos e Cidadania; Fazenda, Desenvolvimento Econômico, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, além da Controladoria Geral do Município, estão integradas para oferecer soluções e reflexões aos participantes e fazer parte do processo de usar a tecnologia a serviço das pessoas na construção de melhorias no serviço público e na vida em sociedade.

“Queremos transformar São Paulo em um grande hub de inovação, uma referência na América Latina”, destaca Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia. “A Campus Party é uma importante aliada neste sentido, pois funciona como um verdadeiro celeiro de novas ideias. Queremos contar com a colaboração da sociedade e dos participantes na criação conjunta de novas soluções para os desafios da cidade.”

Inovação e Tecnologia

Articuladora da parceria com a Campus Party, a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) preparou uma extensa programação, voltada para os desafios da transformação digital na construção de uma Cidade Inteligente. São 20 atividades na área aberta, gratuita para o público, no estande da Prefeitura e 13 palcos com debatedores do poder público, no espaço pago do evento.

Nesta edição, será a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo debate a equidade de gênero no palco principal (13/02, 17h). Durante os dias de evento, mais nove atividades, organizadas pela SMIT, debatem a perspectiva da diversidade racial, de gênero, acessibilidade e o direito à cidadania.

Focada em construir uma Cidade Inteligente, voltada para as pessoas, a Prefeitura de São Paulo selecionou mais de 2.600 pessoas dos mais diversos territórios, extremos da cidade, para participar do evento. São 1.400 acessos ao campus (que podem acampar) e 1.250 day pass (passar o dia) que foram destinados às pessoas que participam de programas e preenchem recortes de gênero, raça, orientação sexual e território.

Outra novidade que a Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia traz para esta edição está nos palcos “Ao infinito e além: Foguetes, sondas e um universo inteiro para descobrir”, um painel sobre exploração espacial, e “Se eu quiser, posso ter um fab lab na minha casa”, em que profissionais compartilham as experiências de criar máquinas de fabricação digital e da possibilidade de ter acesso à tecnologia com baixo custo.

The Big Hackathon

O The Big Hackathon é um evento dentro da Campus Party, organizado pela Prefeitura de São Paulo com premiação. Os participantes da maratona hacker serão desafiados a buscar soluções para problemas da cidade.

Os desafios são divididos entre as áreas de Direitos Humanos; Gestão Orçamentária e Participação Orçamentária; e Transparência. As secretarias de Direitos Humanos, de Governo e da Fazenda e a Controladoria Geral do Município apresentam um conjunto de medidas que precisam ser solucionadas.

Esta é uma importante iniciativa com o objetivo de compartilhar os desafios das políticas públicas com a sociedade civil, na busca de alternativas inovadoras para a cidade. O The Big Hackathon começa dia 13/02, às 11h, no estande da Prefeitura, aberto ao público.

Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida

Além de participar do painel Creative/Design com o tema “Tecnologia Assistiva: Desenho Universal x Produtos Acessíveis”, no dia 14 de fevereiro, onde especialistas vão debater os desafios para ampliar o desenvolvimento de tecnologias assistivas que garantam acesso a todas as pessoas, também apoiará o evento, disponibilizando intérpretes de Libras que ficarão todo tempo no espaço institucional da Prefeitura.

Educação

Mais de 100 estudantes da rede pública municipal de Ensino vão realizar a cobertura jornalística da Campus Party Brasil. Essa iniciativa faz parte do programa Imprensa Jovem, da Secretaria Municipal de Educação, que participa do evento há mais de dez anos.
Nesta edição, 126 estudantes e 26 professores de 19 escolas municipais vão produzir entrevistas e reportagens com campuseiros, palestrantes, empreendedores e especialistas em tecnologias digitais.
O programa Imprensa Jovem será tema de palestra, na Campus Party Educação, dia 14/02, às 12h, sobre formas de criar uma agência de notícia na escola, com o coordenador do Grupo Educomunicação, Carlos Lima.

A formação de docentes também vai estar em pauta no palco Feel Future, dia 13/02, às 16h. A professora Tania Tadeu vai apresentar uma proposta de formação de professores “Fab Lab na Educação”, articulada ao currículo da cidade e desenvolvida pelo Núcleo de Tecnologia de Aprendizagem.


Direitos Humanos

Cerca de cem jovens que fizeram parte do programa “Juventude, Trabalho e Fabricação Digital” foram selecionados para participar da Campus Party Brasil 2019. O objetivo é garantir que eles continuem inseridos na atmosfera de tecnologia para aprimorar seus conhecimentos e potencializar a qualificação para o mercado de trabalho. O grupo será acompanhado por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A Secretaria Municipal de Direitos Humanos também integra o pacote de soluções do The Big Hackathon, importante iniciativa que visa compartilhar os desafios das políticas públicas em Direitos Humanos com a sociedade civil na busca de alternativas inovadoras para a cidade.

Secretaria Especial de Comunicação

De 13 a 16, a Secretaria Especial de Comunicação (Secom) vai disponibilizar a abertura da consulta pública para reestruturação do portal da Prefeitura de São Paulo. Essa iniciativa faz parte do Programa de Metas da cidade.

Saúde

Os campuseiros vão poder contar com material educativo sobre doenças sexualmente transmissíveis. Também haverá preservativos disponíveis gratuitamente em totens da Secretaria Municipal de Saúde. Outra iniciativa importante é a abertura da API das Unidades Básicas de Saúde (UBS) para o The Big Hackathon, como base de suporte para os desafios selecionados. API são instruções e padrões de programação para acesso a dados via aplicativos e softwares.

Desenvolvimento Econômico

Investir na formação e capacitação das pessoas com foco em tecnologia e garantir a construção de um ambiente inovador e gerador de renda em toda a cidade é tema no palco startup da Campus Party Brasil, em 14/02, às 16h. Com a palestra “Negócios Inovadores que nascem na quebrada e os processos de aceleração”, o público poderá conhecer, a partir do case do programa Vai Tec e das iniciativas de fomento ao empreendedorismo da Ade Sampa, as principais oportunidades e dificuldades para se empreender em bairros das periferias da cidade de São Paulo. No dia 15/02, os empreendedores acelerados pelo Vai Tec estarão às 16h debatendo seus modelos de negócio e o desenvolvimento econômico local no stand da Prefeitura na Campus Party.
Assistência Social

Cem jovens que integram o programa “Juventude, Trabalho e Fabricação Digital” serão acompanhados por técnicos da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). Os novos bolsistas terão orientação durante toda a estadia na Campus Party, de modo a potencializar o aproveitamento das oportunidades que o evento oferece.

 

Controladoria Geral do Município

A Controladoria Geral do Município também integra o pacote de soluções do The Big Hackathon, importante iniciativa para compartilhar os desafios da transparência pública com a sociedade civil na busca de alternativas inovadoras para a cidade.

Agentes de Governo Aberto
A Controladoria Geral do Município e a São Paulo Aberta levarão ao Big Hackaton os desafios da edição 2019 do Programa Agentes de Governo Aberto. Monitorados pela equipe que gere o Programa, os participantes criarão projetos para potencializá-lo, superando os desafios de gerenciamento, automatização e comunicação.
Secretaria da Fazenda
A Secretaria Municipal da Fazenda é uma das incentivadoras do The Big Hackathon, disponibilizando o API SOF, ferramenta de acesso a informações orçamentárias e também de gestão. O The Big Hackathon é uma importante iniciativa que visa compartilhar os desafios da transparência pública com a sociedade civil na busca de alternativas inovadoras para a cidade.

Open Campus (área aberta)

A área aberta e gratuita funcionará das 10h às 20h, a partir de quarta-feira, 13 de fevereiro. No sábado (16), ficará aberto das 10h às 16h. O espaço reunirá palestras, atividades e workshops organizados pela Prefeitura de São Paulo. Além de Educação do Futuro, as áreas de empreendedorismo - Startup & Makers e Campus Future - o espaço Fazedores, a arena de Drones com workshops, campeonatos, batalhas e demonstrações do equipamento, além de diversas outras atrações que serão anunciadas.

Arena (área paga)
Os palcos da Arena são divididos em: Coders & Makers, Games, Creativity, Feel the Future, STEAM (do inglês Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) e LAB. Cada palco trará uma grade diversa de temas abrangendo cada um dos universos.

Sobre a Campus Party

A Campus Party é a maior experiência tecnológica em Internet das Coisas, Blockchain, Cultura Maker, Educação e Empreendedorismo do mundo. O evento conta hoje com mais de 550 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, México, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador. O evento está presente no Brasil, desde 2008.

registrado em: ,