Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Prefeitura de São Paulo premia projetos que inovam a gestão da cidade

Prefeitura de São Paulo premia projetos que inovam a gestão da cidade

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia representada pela Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação recebeu premiações em duas categorias

A Prefeitura de São Paulo promoveu nesta quarta-feira (12) a final do Premia Sampa - Prêmio de Inovação da Cidade de São Paulo que valoriza soluções inovadoras para a gestão da cidade. Organizada pelas secretarias de Gestão e de Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam, a cerimônia contou com a presença do prefeito Bruno Covas.

O Processo Eletrônico, que dá fim ao uso de papel pela administração, foi o vencedor na categoria de "Inovação em Processos Internos", já o programa Empreenda Fácil, que simplifica e reduz a burocracia para a abertura de novos negócios na Capital, venceu na categoria de “Inovação em serviços e políticas públicas”. Ambos ganharam as premiações por apresentar as melhores práticas de gestão pública, na melhoria do serviço público, sendo referência para outros governos. O projeto da sociedade civil ganhador da categoria de "Inovação Aberta" foi o SmartSíndico, aplicativo que permite a gestão ágil e mais barata de condomínios.

O Premia Sampa recebeu a inscrição de 143 projetos de organizações públicas, privadas, startups e entidades da sociedade civil com propostas de boas práticas que fomentam a cultura da inovação na gestão da capital. Em 2008, ano da última edição da premiação, foram avaliadas cerca de 70 propostas. A etapa final do título contou com seleção por parte da comissão julgadora* independente de apenas 20 projetos entre as 105 iniciativas de 19 diferentes órgãos da administração direta e indireta. Já a sociedade civil contribuiu com 38 indicações de propostas que poderão vir a ampliar a qualidade de vida na cidade, como parte da categoria “Inovação aberta”, das quais foram selecionadas 10 iniciativas.

"Costumo dizer que a população é digital, mas o serviço público ainda é analógico. A maioria dos projetos foi desenvolvida e elaborada por servidores públicos e acredito que boas iniciativas como estas nos colocam no caminho certo para aperfeiçoar a prestação de serviços da Prefeitura de São Paulo", destacou o prefeito Bruno Covas.

“O Premia Sampa é uma ação importante para a consolidação da cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo. Serve de estímulo também aos hubs e redes criativas da Capital”, complementa Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia.

“Estamos extremamente surpresos e felizes com o nível de engajamento dos servidores públicos e da sociedade civil na premiação, iniciativa que valoriza a participação de todos nos desafios para a gestão eficiente da cidade”, completou o secretário municipal de Gestão, Cesar Angel Boffa de Azevedo.

Sobre o Premia Sampa

O Premia Sampa - Prêmio de Inovação da Cidade de São Paulo é uma ação das secretarias municipais de Gestão e de Inovação e Tecnologia, com apoio da Escola Municipal de Administração Pública de São Paulo (EMASP) e da Prodam. Suas primeiras edições aconteceram em 2007 e 2008, destacando projetos relacionados a temas como resíduos sólidos, moradia coletiva, pontos de leitura e uso da cor na urbanização das favelas, entre outros. Mais detalhes sobre as iniciativas premiadas nestas primeiras edições podem ser encontrados em https://tinyurl.com/y7atfyxd.

Mais informações sobre o Premia Sampa: http://premiasampa.prefeitura.sp.gov.br/

Mais informações sobre o Processo Eletrônico: https://processoeletronico.prefeitura.sp.gov.br/

Mais informações sobre o Empreenda Fácil: http://empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br/

*Sobre a banca julgadora