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SP156

Inovação

Prefeitura lança novo portal de atendimento e aplicativo SP 156

Com a modernização do sistema, munícipes poderão fazer solicitações on-line de cerca de 300 serviços realizados pela gestão municipal

 Cesar Ogata/SECOM

 

O Portal de Atendimento SP 156 e o aplicativo para dispositivos móveis SP 156 são as mais novas formas de o munícipe entrar em contato com a Prefeitura de São Paulo. Em coletiva realizada na manhã desta quinta-feira (08), foi apresentado o novo modelo da central de atendimento, que foi ampliada e modernizada para melhor atender aos paulistanos.

A viabilização do projeto se dá por meio de um novo contrato, assinado em maio de 2016, e que gera uma economia de R$ 33 milhões anuais aos cofres públicos, uma redução de 31,37% no comparativo com o contrato anterior. Com a entrega, a atual gestão alcança a meta 108 do Programa de Metas 2013-2016, que previa a modernização e extensão do serviço.

“Quando você entra na administração, você herda contratos. E o contrato do velho 156 não previa um serviço como o que está sendo disponibilizado agora. O novo edital prevê a modernização de todo o serviço: o telefone, que é tradicional; o portal, que foi inteiramente reformulado, e a criação do aplicativo. Assim, colocamos o serviço do 156 no patamar mais moderno da tecnologia atual”, afirmou o prefeito Fernando Haddad.

Dentro do reformulado Portal de Atendimento SP 156, os munícipes poderão abrir solicitações para quase 300 serviços de diversos temas, além de obter informações sobre outros canais disponíveis para o envio de demandas. O desenho intuitivo do portal foi inspirado em modelos internacionais e testado com usuários. Entre as novidades destacam-se a possibilidade de anexar imagens às solicitações, dos usuários cadastrados acessarem uma área restrita com todos os seus pedidos e de cadastrar um e-mail ou número de celular para receber avisos sobre o andamento das soluções.

“A ideia é que haja uma interação entre o munícipe e a Prefeitura, em que o solicitante consiga fazer um acompanhamento da sua demanda”, explicou o secretário municipal de Gestão, Marcoantonio Marques de Oliveira.

O menu do antigo Sistema de Atendimento ao Cidadão (SAC), com 1.265 itens, foi reformulado, trazendo agora uma linguagem mais simples para o munícipe.  Para os serviços que não podem ser solicitados on-line, o portal apresenta explicações sobre como devem ser encaminhados. O usuário também poderá avaliar os canais de atendimento da Prefeitura e os serviços prestados, além de indicar se algum serviço não foi executado satisfatoriamente.

Outra novidade importante é com relação à divulgação das informações. Dentro do novo portal, os dados gerados pelos canais de atendimento SP 156 estarão públicos e disponíveis na forma de indicadores, garantindo mais transparência para a administração pública municipal e ampliando o controle social sobre a gestão.

“Esse novo modelo garante a possibilidade de gerir as informações do gabinete do prefeito. Antes, quando entrava uma solicitação, nós não tínhamos aqui a gestão da informação, pra saber por que um determinado pedido estava sem resposta. Nesse novo modelo, conseguimos monitorar não só as médias de cada serviço, se estão caindo ou subindo, como também monitorar casos específicos. A sociedade também vai poder monitorar os prazos médios de resposta da Prefeitura, se de uma gestão para outra aumentaram ou diminuíram e se houve uma resposta da administração em termos de eficiência. De forma centralizada e transparente. Então, fica um legado importante para a gestão da informação”, explicou o prefeito.

 

Aplicativo SP 156

Já disponível para dispositivos móveis com os sistemas Android e IOS, o aplicativo SP 156 traz a possibilidade de o cidadão solicitar atendimento para os 50 serviços mais procurados na gestão municipal, que correspondem a cerca de 80% das demandas recebidas pela Prefeitura. Destes, a tela inicial da ferramenta apresenta uma seleção de nove itens que, além de estarem entre os mais pedidos, estão associados à mobilidade.

Nos próximos dias, será publicado no Diário Oficial um decreto que institucionaliza e cria formalmente a nova estrutura de governança e o novo sistema de atendimento.

O processo de modernização da central também prevê, futuramente, o acesso a todos os serviços da Prefeitura por meio do SP 156. Para viabilizar essa possibilidade, um novo sistema interno implantado permite a centralização das solicitações, gerando redução no tempo de espera pelos serviços e elevação de sua qualidade.