Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Empreenda Fácil: relatório Doing Business de 2019 mostra Brasil com número Recorde de Reformas do Ambiente de Negócios

INDICADORES

O Brasil empreendeu um número recorde de reformas no ambiente de negócios no ano de 2017, ajudando a criar empregos, atrair investimentos e tornar a economia do país mais competitiva, de acordo com o relatório Doing Business 2019: Treinar para Implementar Reformas, divulgado hoje.

ImageAs quatro reformas do ano passado representam o maior número de transformações feitas pelo país em um único ano desde que o Doing Business começou a ser publicado, há 16 anos. O Brasil foi o país que mais mudou processos entre todas as economias da América Latina e Caribe no ano passado. Essas mudanças ajudaram o Brasil a chegar, este ano, à 109a posição no ranking global de facilidade de se fazer negócios.

Uma das reformas de maior impacto foi a facilitação de Abertura de Empresas, com o lançamento de um novo sistema online de registro de empresas, licenciamento e notificações de emprego. A adoção do sistema reduziu drasticamente o tempo necessário para registrar uma nova empresa para apenas 20 dias; no ano passado, o processo levava 82 dias a nível nacional. Esforço que  ajudou a baixar a média nacional foi o projeto da Prefeitura de São Paulo, Empreenda Fácil, que reduziu o tempo de abertura de empresas de baixo risco de mais de 100 dias para menos de 5 dias. Além da iniciativa da cidade de São Paulo, Rio de Janeiro também ajudou a elevar o Brasil para 140a posição global no item Abrir uma Empresa.

Outras reformas foram a de redução do tempo necessário para cumprir com as exigências documentais no Comércio Internacional, ajudando a reduzir pela metade o tempo necessário para a importação; a de facilitação de acesso ao crédito público e de agência privadas, atingindo a pontuação máxima no Índice da Profundidade das Informações sobre o Crédito; e, por último, um novo sistema eletrônico de São Paulo, que melhora a gestão das interrupções de energia e o planejamento da distribuição, ajudando a aumentar a confiabilidade do fornecimento de eletricidade.

Mais informações sobre o Empreenda Fácil em empreendafacil.prefeitura.sp.gov.br

Fonte da notícia e mais informações em World Bank Group

A íntegra do relatório e seus conjuntos de dados estão disponíveis em www.doingbusiness.org