Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Secretaria de Finanças de SP lança tutorial em vídeos para auxiliar contribuintes

SERVIÇOS

Inovação

Secretaria de Finanças de SP lança tutorial em vídeos para auxiliar contribuintes

Com o lançamento, a pasta reforça o compromisso da Prefeitura de São Paulo em prestar serviço de qualidade ao cidadão paulistano
Secretaria de Finanças Lança Vídeo Tutorial

Hoje, os serviços prestados por meio da internet aceleram os processos da Prefeitura de São Paulo l Reprodução/ Youtube

A Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico acaba de lançar uma série de tutoriais em vídeo para orientar os cidadãos paulistanos a utilizarem corretamente os serviços da pasta. Com uma linguagem simples, clara e objetiva, já estão disponíveis sete vídeos que têm o objetivo de sanar dúvidas e facilitar o dia a dia do contribuinte de São Paulo.  

“Esse é mais um projeto inovador da Secretaria que reforça o nosso compromisso em melhorar ainda mais o atendimento que prestamos. Agora, assuntos complicados ou com passo a passos que requerem atenção redobrada, são explicados de maneira simples e de fácil acesso ao cidadão paulistano”, ressalta o secretário de Finanças e Desenvolvimento Econômico, Rogério Ceron. 

Hoje, os serviços prestados por meio da internet aceleram os processos da Prefeitura de São Paulo, dando comodidade e facilidade aos cidadãos, além de permitir mais qualidade no atendimento e redução dos custos na rotina administrativa. Por conta disso, desde a implantação de sistemas eletrônicos da Secretaria de Finanças, os contribuintes municipais têm acesso de forma inovadora, rápida e automatizada a muitos serviços que antes eram manuais ou exigiam o comparecimento na Praça de Atendimento. 

Por isso, com a modernização de diversos processos como, por exemplo, a emissão de NFSe, o requerimento da Senha Web, a requisição da Certidão de Tributos Mobiliários, entre outros, os vídeos tutoriais chegaram como um facilitador para reduzir as incidências de dúvidas que chegam diariamente por e-mail, pela Ouvidoria ou até mesmo no atendimento presencial. 

Os vídeos, que podem ser acessados pelo Youtube ou diretamente pelo Portal da Secretaria de Finanças, tratam os seguintes temas: 

Domicílio Eletrônico do Cidadão Paulistano: O DEC é um novo canal de comunicação da Secretaria de Finanças e Desenvolvimento Econômico com o contribuinte da cidade de São Paulo e o credenciamento no sistema é obrigatório em alguns casos. Para saber como funciona a caixa postal e quais são todas as funcionalidades do DEC, basta assistir ao vídeo tutorial. 

Emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFSe): Em média, cerca de 20 milhões de Notas Fiscais de Serviços Eletrônicas são emitidas mensalmente por prestadores de serviços da cidade de São Paulo. Para saber como acessar o sistema e realizar corretamente a emissão, bastar conferir o tutorial. 

Emissão de Senha Web: A Senha Web é a chave de acesso para diversas áreas e serviços disponíveis no Portal da Secretaria de Finanças. Em média, 19 mil senhas são solicitadas por mês pelos contribuintes da São Paulo. Por isso, o vídeo tutorial chega como um facilitador desse processo de emissão, sanando diversas dúvidas, principalmente de Microempreendedores Individuais. 

Emissão de Certidões: Por meio do sistema, o contribuinte consegue emitir e confirmar a autenticidade da Certidão Unificada por CPF ou CNPJ, a antiga Certidão de Tributos Mobiliários. O vídeo traz o passo a passo desse processo. 

Demonstrativo Unificado do Contribuinte: A Secretaria Municipal de Finanças disponibiliza o vídeo tutorial para explicar o passo a passo para realizar a solicitação do Demonstrativo Unificado do Contribuinte. Por meio deste serviço online, o contribuinte pode acessar informações sobre pagamentos e débitos referentes aos tributos municipais. 

Atualização de dados cadastrais do IPTU: Obrigatoriamente, todos os contribuintes, isentos ou não do IPTU, devem estar com a ficha de cadastro atualizada, para que seja possível corrigir ou complementar os dados pessoais ou do imóvel, escolher a data de vencimento e até o endereço de entrega do boleto do IPTU. O vídeo tutorial ensina como deixar essa atualização cadastral em dia. 

Declaração de Transação Imobiliária: A DTI é obrigatória para que um imóvel seja transferido para outra pessoa e assim fazer o pagamento do ITBI. No vídeo tutorial, este processo é detalhado para que a guia de recolhimento, com os dados do imóvel e do tipo de transação, seja preenchida corretamente.

registrado em: ,