Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Secretaria de Inovação e Tecnologia divulga orientação técnica sobre aquisição de ativos de TI

GOVERNANÇA

Orientações Técnicas

A ideia é que o documento consiga orientar os servidores a praticarem boas práticas durante os processos de compra de bens e serviços de microinformática
Cabeçalho

Aprovada pelo Conselho Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação (CMTIC), em 28 de junho de 2017, a Orientação Técnica 001 - Dos ativos de microinformática no âmbito da Administração Pública Municipal, é um documento que visa amparar os órgãos da Prefeitura de São Paulo durante o processo de renovação dos seus ativos de microinformática. Elaborada pela Coordenadoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (CGTIC), a orientação 001 é a primeira de uma série de orientações que deverão ser divulgadas pela Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia.

Infográfico orientação técnica

Auxiliar os órgãos a lidar melhor com o seu parque de microinformática (desktops, notebooks, tablets, entre outros), é uma das principais preocupações da orientação 001, que busca oferecer aos servidores informações essenciais e a resposta para dúvidas muito comuns e que tendem a aparecer antes e durante o processo de aquisição desse tipo de equipamento. Comprar ou alugar, como fazer para doar ativos de TI e qual o ciclo de vida estimado para bens dessa categoria, são alguns dos temas abordados nessa primeira orientação.

No entanto, muito além de questões mais técnicas, a orientação 001 também visa conscientizar tanto órgãos quanto servidores sobre a importância das boas práticas dentro da administração municipal, encaminhando-os não apenas para uma gestão mais eficiente de seus recursos, como também para um melhor aproveitamento dos limites do seu orçamento (confira mais informações sobre a orientação técnica 001 na imagem ao lado).

Vale lembrar que as orientações técnicas fazem parte dos instrumentos de governança, ferramentas regulamentadas com a publicação da Política Municipal de Governança de Tecnologia da Informação e Comunicação (Decreto Nº 57.653, de 7 de abril de 2017), e que de forma geral, elas visam estabelecer padrões técnicos que tornem as contratações mais eficientes e também transparentes dentro da Prefeitura de São Paulo.

Para mais informações, confira o documento completo clicando aqui. Consulte também o resumo publicado do Diário Oficial da Cidade de São Paulo por meio deste link.

Clicando aqui você também pode aproveitar e realizar o download em alta resolução da imagem ao lado.