Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Servidores da CGM participam de oficina de Transformação de dados e criação de Dashboard

GOVERNANÇA

Rede INFO Aberta

Servidores da CGM participam de oficina de Transformação de dados e criação de Dashboard

O workshop teve como intenção ensinar os servidores a como transformar dados digitais em informações que sejam compreensíveis e acessíveis para toda a sociedade
Servidores participam de oficina da CGM

Por: Controladoria Geral do Município

 

Nas tardes das últimas terça e quarta-feira, 22 e 23/08, servidores da Controladoria Geral do Município de São Paulo (CGM-SP) participaram de uma oficina sobre ferramentas de análise de banco de dados.

A oficina faz parte do “Programa Agentes Formadores de Governo Aberto”, cujo objetivo é descentralizar as discussões de Governo Aberto e realizar atividades formativas sobre o tema em todas as regiões da cidade.

A oficina ministrada pelo cientista de dados Ricardo Kenji apresentou duas ferramentas para o trabalho com banco de dados, buscando expor os conceitos básicos para a pesquisa e a construção de Business Intelligence, o processo de transformar dados em informação.

Apesar do tema bastante específico, Kenji utilizou exemplos analógicos para passar os conceitos de metadados, analogias com construções e a invenção de histórias, facilitaram o entendimento. “A partir de uma história criada, podemos decompor todos os dados dela até chegar na informação que buscamos, é assim que fazemos com dados digitais também”.

Os servidores puderam colocar os conceitos teóricos na prática, por meio de testes e experimentos com ferramentas que permitem a compilação de dados existentes, e facilitam a visualização e criação de novos dados.

O “Programa Agentes Formadores de Governo Aberto” faz parte do Programa de Metas 2017-2020, no Projeto São Paulo Íntegra e Transparente, que pretende, entre outros objetivos, incentivar a cultura da abertura de dados entre órgãos municipais.